Você quer brigar ou resolver o problema?

Você quer brigar ou resolver o problema?
19 ago 2021

As brigas entre os casais estão no rol das coisas “naturalizadas” da vida a dois, isto não é uma novidade. Porém, o que talvez seja novo, é que você possa estar querendo somente brigar com seu cônjuge ao invés da sua intenção ser resolver o problema que há entre vocês.

Existe uma dificuldade entre os casais de levarem uma discussão para o lado de uma troca de ideias, pois prevalece o desejo de reafirmarem que “estão com razão”, de ser “melhor que o parceiro(a)” ou finalmente de “ganhar a discussão”. Contudo, este não é o caminho.

Com o passar do tempo, o relacionamento acaba pedindo que os conflitos sejam resolvidos de formas emocionalmente menos desgastantes. Mas, se o caso de sua relação é aquele em que a discussão se instala como em um passe de mágicas, é fundamental racionalizar.

Esta ação permite que você compreenda quais são as suas demandas, e visualize o que está por vir. Imagine que você pediu que seu(sua) companheiro(a) deixasse o documento do carro no quebra-sol para você, e ele(a) esqueceu. Quais são as chances de você ser ouvido(a) se chegar até ele(a) gritando e desferindo ofensas?

Reconhecer as suas demandas, e não explodir com o cônjuge, permite soluções mais rápidas para resolver algo que é urgente. O primeiro passo é se controlar, se acalmar e racionalizar, pois é mais importante reconectar com a estabilidade emocional do que a resolução da questão central que acionou botões mais sensíveis.

É interessante que o casal trabalhe para que os problemas sejam resolvidos quando ambos estiverem tranquilos, porque assim, os cônjuges conseguem se magoar menos e poupar energia para o que realmente importa: a manutenção de um relacionamento saudável.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *