Terapia de casal serve apenas para casais em conflito?
25 abr 2017
Quando você pensa em um casal que precisa de terapia, que tipo de casal vem à mente? Um que esteja brigando muito, o tempo todo, correndo sérios riscos de romper a relação? Sim, esse tipo de casal também pode ser ajudado pela terapia de casal, no entanto, como todo tratamento, quanto antes iniciado mais perto se está do êxito.
A terapia de casal é indicada para todos os casais que passam por situações de problema ou divergência, mesmo que não estejam em pé-de-guerra. O casal pode estar inseguro quanto aos rumos da relação, com dificuldades sexuais, vivendo um trauma de qualquer natureza como a perda de um filho ou ente próximo, entre outros problemas que não necessariamente distanciam ou fazem o casal brigar. Algumas das situações citadas podem inclusive unir o casal, ainda que superá-las seja difícil e demande ajuda. É possível ainda que um dos membros do casal esteja vivenciando problemas que afetam a ambos.
A terapia de casal tem como objetivo ajudar o casal a solucionar seus problemas, encontrando o melhor desfecho possível. O papel do terapeuta de casais é estimular o casal a dialogar e expor as insatisfações que podem existir. Diante do que é exposto, o terapeuta pode identificar as causas dos problemas, o que é imprescindível para que, juntos, criem estratégias de resolução.
Muitas vezes o que precisamos para encontrar uma luz diante de um problema é exatamente uma visão externa e imparcial. O terapeuta é o profissional responsável por entender e diagnosticar a causa dos problemas pelos quais passamos, sem julgamentos ou uso de opiniões e princípios pessoais.
Como todo problema, quanto antes for solucionado, melhor. Não é preciso que a relação atinja altos níveis de conflito ou esfriamento para que seja indicada a ajuda profissional. A terapia de casal visa fazer com que a relação retome os tempos harmônicos, e qualquer situação que comprometa a harmonia pode ser trabalhada com a ajuda de um terapeuta.
Mestre em Psicologia pela Puc Minas, Ana Carolina Morici dá aulas de Pós-Graduação no Curso de Psicoterapia de Família e Casal da Puc Minas, e também no Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.
Atua como Terapeuta de Casais, Família e Individual. Saiba mais sobre as terapias ou faça contato.