Terapia de Casal – Saiba se é o momento de fazer

Terapia de Casal – Saiba se é o momento de fazer
20 maio 2016

A terapia de casal é um passo importante para a resolução de conflitos que acometam os casais. É buscada quando existe um problema na relação, porém, muitas pessoas têm dúvidas sobre quando é o momento de procurar por terapia de casal.

Obviamente, não é qualquer conflito que justifica a busca por terapia. Se o casal tem uma vida harmônica, mas passa por divergências vez por outra, essas divergências são normais da vida à dois. A terapia de casal, porém, é indicada quando os problemas se tornam recorrentes, contribuindo para o distanciamento do casal, diminuindo a felicidade e o bem estar no relacionamento.

Os conflitos podem ser causados pelos mais diversos motivos: excesso de cobranças, ciúmes, longas brigas por motivos fúteis, constante impaciência e até competição entre o casal, quando o orgulho se torna prioridade em detrimento da resolução dos conflitos.

Divergências financeiras e divergências quanto ao comportamento do outro também compõem significativa parcela dos conflitos.

Procura por Terapia de Casal em BH? Clique e saiba mais.

Tentativas de solução não surtem efeito

Este é outro sinal de que é o momento de procurar por terapia de casal. Quando o casal se dispôs a resolver seus conflitos diversas vezes e ainda assim as brigas se repetem, significa que o casal precisa de uma visão externa, que possa ajudá-los a enxergar os problemas sob uma nova ótica, traçando estratégias para resolvê-los. É preciso entender que aplicar as mesmas estratégias nos mesmos problemas, não produzirá diferentes resultados.

O efeito bola de neve

Outro complicador é o efeito bola de neve. Brigas tendem a se tornar recorrentes, já que uma discussão se torna motivo para outra discussão. Quando se dá conta, o casal não está mais brigando pelo problema inicial. Estando absorto em seus conflitos, é difícil encontrar uma saída, enxergar onde é possível ceder, para retomar a harmonia da relação. Nessa hora é bastante indicada a ajuda de um profissional imparcial, como o terapeuta de casais.

Na terapia de casal, é o casal quem vai resolver os problemas

A terapia de casal não vai ditar o que o casal deve fazer. O papel do terapeuta é facilitar a comunicação entre o casal (comunicação esta muitas vezes comprometida) para que os sentimentos sejam expostos e entendidos por ambos. Além disso, o terapeuta busca entender o que está causando os conflitos para assim auxiliar o casal no desenvolvimento de estratégias. Ainda assim, é o casal quem resolverá os próprios problemas, aplicando tais estratégias em seu cotidiano, cedendo onde for possível ceder, se adequando onde for possível se adequar, rumo à harmonia da relação.

Veja também:

7 dúvidas sobre terapia de casal respondidas.
Ao fazer terapia de casal, o casal se separa?
Qual o papel do terapeuta de casais?
Quais os resultados de uma terapia de casal?

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *