Quando as mulheres ganham mais que os homens
12 jan 2021
De um modo geral (existem excessões), os homens costumam se sentir frustrados, com a virilidade e orgulho feridos quando a esposa ganha mais que eles. É cultural que eles sejam os provedores do lar e, por isso, não foram ensinados a lidar com o triunfo feminino na escala corporativa. Além disso, geralmente, são eles que mantém a centralidade no dinheiro, de modo a se sentirem essenciais quando arcam com as contas da casa.
Pesquisas mostram que casais costumam se esforçar para esconder quando a mulher ganha mais, e esse fato às vezes – em casos extremos – pode seu a causa de um divórcio, pois o homem se sente humilhado. Algumas mulheres ainda possuem o comportamento – também construído de forma cultural – de deixar que os homens permaneçam como protagonistas, se conformando com a ideia de que esse é o padrão a ser seguido. Entretanto, a atualidade mostra que isso é passado e que é preciso trabalhar a relação para que a condição financeira das esposas, deixem de ser um problema para os maridos.
Ter os mesmos objetivos ajuda o casal a trabalhar em conjunto, não importando qual dos dois ganha mais, mas como irão conquistar os planos e metas em comum. Dinheiro possuiu “gênero” por muito tempo, mas a realidade atual mostra que ele pertence a ambos os sexos.
É necessário falar sobre o dinheiro, e não adiar esse assunto, porque isso pode aumentar os conflitos já existentes entre os parceiros no relacionamento. Realizar um planejamento mensal, organizar as contas e determinar quem vai pagar o quê, torna mais fácil lidar com a diferença de salários. Inclusive, é possível deliberar que as despesas sejam equivalentes a renda de cada um. É importante que o casal entenda que estar equilibrado não significa estar igual, e que um casamento está longe de ser definido pelos dígitos na conta bancária de cada um dos cônjuges.
Para manter o equilíbrio, é fundamental que o casal não compita entre si, os parceiros precisam estar juntos e de um mesmo lado, sem tornar sua relação uma disputa. Sempre devem ter em mente objetivos comuns a serem alcançados, independente de qual renda é maior.