[Vídeo] Quando a esposa ganha mais que o marido – possíveis reflexos negativos na relação
24 maio 2017
Com longa experiência como terapeuta de casais, Ana Morici percebe que o fato de maridos ganharem salários inferiores aos das esposas ainda traz reflexos negativos para os relacionamentos. Apesar de a sociedade já ter quebrado diversos paradigmas e as mulheres ocuparem hoje cargos de chefia em grandes organizações e governos, o tabu de que o homem deve ser o provedor da casa ainda existe.
Os maridos acabam se sentindo cobrados a ganharem mais que as esposas, pois foram ensinados que esse era o correto padrão. Dessa forma, ao ter salário inferior ao da esposa, o homem acaba por pensar “O que minha esposa vai pensar de mim?”, “O que meus amigos vão pensar de mim se souberem que ganho menos que minha esposa?”.
Se sentindo inferiorizado o marido acaba, sem perceber, desenvolvendo condutas para se impor em outros pontos da relação. O homem passa a implicar com a esposa, tentar definir a roupa que ela deve ou não vestir, se impor o tempo todo com os filhos, em uma tentativa inconsciente de não se manter inferiorizado na relação, segundo seus próprios pensamentos.
A terapeuta de casais Ana Morici explica, no vídeo, como a terapia de casal pode ajudar casais a superarem os conflitos causados pela diferença salarial entre marido e esposa. Ana acredita que o problema deve ser explicitado, entendido, ocorrendo a quebra do paradigma. Ela ressalta ainda que o terapeuta de casais jamais agirá como um juiz, e não cabe a ele julgar o homem por seu raciocínio, pelo contrário, cabe ao terapeuta auxiliar o homem na quebra do tabu e na retomada da harmonia na relação.