Propor algo ao seu cônjuge é diferente de impor

Propor algo ao seu cônjuge é diferente de impor
20 jul 2021

Pode ser comum em seu relacionamento, assim como o é na maioria, que a forma de você fazer uma solicitação ao seu(sua) parceiro(a) seja de forma direta, “pare com esta atitude!” “não faça mais isto!” etc. Essas são formas de impor a ele as suas condições, sem considerar que ele(a) também tenha as dele(a) para fazer. Na imposição, você imprime sobre o outro somente o seu ponto de vista.

A situação se transforma e torna-se mais leve quando você passa a propor ao(a) parceiro(a) mudanças que gostaria de presenciar na relação, porque esse movimento faz com que o outro se sinta integrado e tenha vontade de colaborar. Contudo, é extremamente importante não cogitar participar o cônjuge do problema apenas com o intuito de convencê-lo a ceder, porque a ideia é que seja um processo a dois.

Passar a sugerir visões diferentes ao outro em forma de sugestões, também auxilia para que o assunto seja abordado de forma não agressiva, já que você estará ali para ouvi-lo e não só para falar. Assim, podemos imaginar uma situação hipotética em que você se incomoda quando seu parceiro responde a mensagens do trabalho enquanto vocês almoçam juntos.
Você poderia dizer a ele “eu entendo que o trabalho é importante para você, mas gostaria que tivéssemos algumas brechas para conversar durante nosso almoço. Se não der para você passar o tempo todo longe do celular, o que acha de ficar sem ele pelo menos em parte dos nossos momentos juntos? O que você acha? Tem algo a sugerir?” Desta maneira, você estará abrindo um espaço para escutá-lo, validando a opinião dele(a), o que facilita para que o seu pedido também seja compreendido uma necessidade de aproximação e melhor relacionamento entre vocês.

Tudo isto tem a ver com não enxergar o outro como um obstáculo, mas sim como uma pessoa que você escolheu para dividir a vida, e que é capaz de uma transformação positiva para o próprio crescimento pessoal dela e consequentemente para o relacionamento de vocês. Assim a relação fluirá com maior leveza.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *