Professora Ana Morici coordena mesa de estudos na PUC Minas
06 out 2016
Aconteceu na PUC Minas, nos dias 20, 21 e 22 de setembro, a VII Semana da Diversidade da PUC, onde são apresentadas as produções científicas dos alunos e professores da graduação e Pós-graduação do Curso de Psicologia.
A professora Ana Carolina Morici coordenou a mesa “Auto-estima e escolha do cônjuge” em que foram apresentados trabalhos de suas alunas da Pós-graduação do Curso de Psicoterapia de Família e Casal. Os trabalhos apresentados pelos alunos trouxeram interessantes análises sobre o processo de escolha do cônjuge, que, segundo os estudos, envolvem uma série de fatores, entre eles a autoestima das pessoas. Pessoas com baixa autoestima tendem a depositar exageradas expectativas na relação afetiva, o que acaba por sufocar seu parceiro (ou sua parceira).
A professora Ana Carolina Morici, que atua como terapeuta de casais e família, apresentou trabalho com o título “Mutação da autoridade parental”, em que faz uma avaliação da autoridade paterna desde os primórdios até a contemporaneidade, fase em que os pais têm se encontrado em dúvidas com relação a sua autoridade.
“Os pais da atualidade estão indecisos quanto a postura que devem ter junto aos filhos, pois querem ser democráticos e não autoritários. Com isto fazem todas as vontades dos filhos, não lhes colocando limites e não os frustrando. Será que desta forma estão os preparando para os embates da vida?” – disse Ana Morici no artigo apresentado.
Após a apresentação, foi aberto um debate com os alunos, para que colocassem os seus pontos de vista em relação aos temas.