Por que é tão difícil ter um diálogo em conexão?

Por que é tão difícil ter um diálogo em conexão?
28 out 2024

O diálogo em conexão é a capacidade de ser empático e compreender ao outro, mesmo quando há um conflito ou desavença a ser resolvida. Essa empatia porém se torna difícil, quando se está magoado ou com raiva do parceiro, e até mesmo quando se pensa ser o único que tem razão.

Em caso de mágoa ou raiva, é importante se dar um tempo para “digerir’ essas emoções. Isto porque, quando se está muito chateado, talvez não seja possível pontuar assertivamente o que se tem a dizer.

Portanto, é preciso expressar a sua chateação para o outro. Assim, é possível dizer “estou muito chateado com você agora. Gostaria que conversássemos em um outro momento, para que eu possa organizar meus sentimentos”. Saber pedir tempo e ter essa solicitação respeitada, é uma das formas de construir o momento de diálogo.
É comum numa situação de conflito, acreditar que é o outro esteja errado. O que pode ser real ou não. No caso de ser real, é importante pensar que o outro sempre tem algo a dizer. Assim, é fundamental conseguir ouví-lo, e perceber seu ponto de vista. E neste caso pode até mesmo receber um pedido de desculpas genuíno.

Se não for real, ou seja, se for o outro quem esteja com a razão, é preciso trabalhar em si mesmo a sua necessidade de estar sempre certo perante o parceiro. É importante refletir sobre os malefícios que esta postura traz, tendo como consequência não conseguir conversar “de forma conectada”, quando necessário.
O “diálogo em conexão” tem a ver com conseguir escutar o companheiro e se fazer ouvir, sem precisar aumentar o tom de voz ou usar de agressões verbais, o que levará ambos a saírem machucados.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *