“Percebo que estou causando problemas e não consigo mudar”. O que fazer?
28 maio 2024
Quando o casal percebe que a relação está com problemas em função do comportamento inadequado de um deles, é hora de rever o que possa estar acontecendo. Pode ser uma questão pessoal de um deles, que de forma exacerbada possa estar minando a relação.
Nestes casos então, é bastante difícil admitir e pegar para si mesmo essa responsabilidade, e por esse motivo é bem comum que isso não aconteça, ou até mesmo que jogue a responsabilidade no outro. No entanto, existem aqueles cônjuges que conseguem sim, se perceber e se enxergar como o desencadeador do desconforto e dadesestabilização da relação, mas ainda assim não sabem como mudar.
Os problemas podem ser os mais diversos, como ter uma ideia fixa de estar sendo traído, havendo uma manifestação de ciúmes excessivos. Questões como esta quando recorrentes, acabam por minar a relação, já que é insustentável que o outro precise provar sua fidelidade a todo momento.
Primeiramente, é importante refletirde onde vem esses comportamentos, por parte destecônjuge que esteja causando este desequilíbrio relacional. Eles podem aparecer por insegurança, baixa autoestima ou até mesmo por relacionamentos anteriores em que houve episódios de traição.
O que fazer ao se perceber este problema?
É válido dizer que se reconhecer como tal já é um grande avanço. O ideal é buscar ajuda psicoterápica para conseguir ferramentas para lidar consigo mesmo e os pontos que precisam ser trabalhados. Pode ser interessante começar com a terapia de casal, para que os cônjuges possam se alinhar novamente, e depois seguir com a psicoterapia individual, para trabalhar o que lhe for singular.