Os erros mais comuns no momento da discussão

Os erros mais comuns no momento da discussão
29 jun 2021

Se existisse fórmula mágica à venda para acabar com uma discussão entre os casais, certamente já estaria esgotada. Porém, não existe nem a solução milagrosa e muito menos chances de existir uma relação em que os cônjuges não discutam nunca. Por isso, é útil que os parceiros se atentem para a maneira que discutem.

Pode ser recorrente que, em seu relacionamento, um não escute o outro, esperando apenas que este termine a frase para poder despejar uma avalanche de falas, e às vezes sequer aguardam a chegada do ponto final, atropelando o cônjuge na metade do caminho.

Não ouvir o outro ainda envolve supor que você já sabe o que ele irá dizer, como se fosse o óbvio. Nesse caso, antes mesmo de ele(a) abrir a boca você já dispara “nem precisa dizer nada, eu sei o que você está pensando”. No entanto, na maioria das vezes, pode ser que não saiba. Impedir que seu (sua) companheiro(a) se expresse torna o canal de comunicação entre o casal cada vez mais afunilado, de modo que chega um momento em que ambos não falam mais um com o outro, apenas pressupõem que já sabem o que se passa dentro de cada um.

A discussão desperta, muitas vezes, a vontade de vencer, como se fosse uma disputa. Isto faz com que os cônjuges queiram sempre dar a última palavra, mesmo que às vezes não tenha mais o que ser dito. Para isso, o casal precisa usar de vulnerabilidades do outro para que ele seja atingido o suficiente, a ponto de não conseguir mais responder, o que está longe de ser uma atitude saudável.

Um dos maiores desafios da convivência a dois é que o casal consiga compreender que a carga dos momentos difíceis da relação precisa ser distribuída entre ambos, para que possa haver um equilíbrio. Buscar um culpado para os conflitos, só serve para alimentar o distanciamento e a baixa capacidade de resolvê-los.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *