O que acontece em uma terapia de casal?
10 jan 2017
A terapia de casal é indicada para casais que têm passado por conflitos cada vez mais frequentes, comprometendo a harmonia da relação e contribuindo para o distanciamento do casal. No entanto, muitos ainda desconhecem essa modalidade de terapia e a forma com que é feita. Nesse post explicaremos como funciona a terapia de casal.
Entendendo os problemas
A primeira etapa da terapia de casal consiste em entender o que está acontecendo. Nessa etapa o terapeuta estimula o casal a narrar as situações que tem vivido. Com toda a sua experiência, o terapeuta impede que as sessões se transformem em novos conflitos, fazendo com que a conversa permaneça harmônica e produtiva.
Se colocando no lugar do outro
Quando conflitos se arrastam sem solução, é sinal de que o casal não está conseguindo entender a visão do outro. O terapeuta de casais estimulará o casal a falar e ser ouvido, compreender e também ser compreendido, já que, apenas assim, é possível rumar para um desfecho positivo dos conflitos.
A terapia de casal é o lugar ideal para que, mantendo a harmonia, o casal possa expor suas mágoas, insatisfações, problemas, ao mesmo tempo em que o clima harmônico permite maior receptividade para ouvir e compreender as mágoas, problemas e insatisfações do companheiro.
Como é que o terapeuta de casais consegue fazer com que o casal se compreenda?
A terapia de casal traz para a relação uma visão nova, externa e imparcial, que permitirá apresentar ao casal seu próprio conflito, sob uma nova ótica, o que faz a diferença no entendimento dos problemas. Envolvidos em seus conflitos, o casal se habitua a ter as mesmas visões sobre os problemas, e tal lógica é quebrada com a visão externa e as técnicas trazidas pelo terapeuta de casais.
Traçando estratégias juntos
A terapia de casal não dita o que o casal deve fazer, pelo contrário. Na medida em que o casal compreende o outro e os problemas pelos quais estão passando, se tornam aptos a traçar, juntamente com o terapeuta, estratégias para solucionarem os problemas, colocando fim aos conflitos.
O terapeuta auxiliará o casal na definição e aplicação de novas práticas em seu dia-a-dia, cedendo onde for possível ceder, agindo diferente onde for possível agir, já que insistir em velhas maneiras de lidar com os conflitos não produzirão resultados satisfatórios, é preciso agir diferente.
Acompanhamento
O estágio final da terapia de casal consiste em realizar o acompanhamento da evolução, a eficácia das estratégias que estão sendo praticadas pelo casal, realizando possíveis reformulações. Então, chega-se ao ponto em que o casal pode seguir sozinho, pois, após alguns meses (ou semanas, em alguns casos) realizado sessões de terapia juntos, estão agora mais cientes de seus problemas, de suas atitudes prejudiciais e do que devem fazer para manter a harmonia da relação.
As vezes, a razão dos conflitos se encontra na herança familiar. Uma terapia como a constelação familiar pode ajudar.
Exatamente! É preciso identificar a causa do problema e trabalhar sua raiz. Esse é o trabalho do terapeuta.