O perigo de criar expectativas sobre a outra pessoa em um relacionamento

O perigo de criar expectativas sobre a outra pessoa em um relacionamento
02 nov 2019

Antes de iniciar um relacionamento, é normal que você tenha em mente, pontos que julga serem essenciais para que o relacionamento dê certo. Entretanto, com o convívio, nota-se que seu(sua) parceiro(a) estará sempre munido de características reais, fator que, por muitas vezes, pode lhe causar frustrações.

Esperar que seu companheiro(a) aja de determinada forma, esta que, por sua vez, está embasada em ideais criados por você, se torna um problema a partir do ponto que isto te faz sentir a necessidade de controlar cada movimento dele(a), para que a relação caminhe da forma como você espera. Desse modo, a forma com que ele(a) conversa, a maneira de se vestir, os gostos que ele(a) possui, sejam eles alimentares, musicais, culturais, e até mesmo a forma com a ele(a) leva a rotina podem se tornar um obstáculo os quais você sente necessidade de destruir. Veja que certos pontos em seu(sua) parceiro(a) são a sua forma de ser, e dificilmente serão alterados. Quando você o conheceu, ele(a) já carregava consigo tais características, uma idealização não o fará mudar.

Outra perspectiva importante é a de que você está lidando com um ser humano real. Portanto, é inviável, por exemplo, que você espere um bom humor matinal diário, visto que ele(a) pode sim acordar do jeito contrário. Estabeleça expectativas palpáveis, coisas possíveis de serem realizadas e reajustadas, se preciso, desde que não despersonalize o outro.

É necessário que você sempre deixe claro para o seu(sua) parceiro(a) o que você espera dele(a). Não conte com a possibilidade de ele(a) prever a forma que você espera que ele(a) faça algo. O diálogo é a melhor forma de evitar conflitos, já que se forem estabelecidos pontos a serem seguidos, como quem fará determinada tarefa em um dia que o outro estiver mais cansado, evita que você diga para si mesmo “ele(a) sabe que quero que faça o jantar, está na cara!”, pois pode não estar tão “na cara” assim, na visão dele(a). Assim, se você esclarecer para seu(sua) companheiro(a), a situação pode ficar mais clara e mais leve. A comunicação é fundamental em qualquer circunstância.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *