Ofensas constantes: o círculo vicioso das ofensas
12 dez 2017
Não é incomum eu receber no consultório casais que se queixam de o relacionamento estar num momento de ofensas e discussões constantes. Isto os leva a uma grande frustração com o relacionamento, pois sentem que investiram tanto tempo na relação e ela agora se encontra em visível declínio.
A impaciência predomina e se pegam discutindo por motivos fúteis. Um já não tem mais paciência com o outro e a discussão vai se prolongando até o ponto em que um ofende o outro com palavras duras e este revida com palavras mais duras ainda. A intenção é machucar o outro assim como foi machucado. O casal entra em círculo vicioso de agressões pesadas e se sentem muito mal com isto, pois na verdade não era nada disto que queriam para si.
Eles eram tão felizes há algum tempo atrás e não admitem chegar a este ponto.
Se indignarem com esta situação é algo extremamente positivo, pois é isto que os mobiliza para a mudança.
Esta é a hora de rever os pontos falhos da relação. Nenhuma mudança acontecerá se ficarem de braços cruzados. Infelizmente não existem cápsulas que os tirará desta situação, e este é um bom momento para investirem na relação. Um caminho é procurar uma ajuda especializada e investir algum tempo discutindo novos caminhos e possibilidades de reconstrução da relação.
Foram pelas palavras que se machucaram e o mesmo recurso pode ser usado para a reparação.