“Minha família se mete muito no meu relacionamento”

“Minha família se mete muito no meu relacionamento”
07 set 2019

Quando se começa um relacionamento, é natural que a família queira estender para a sua vida conjugal os cuidados que tem sobre você.

Mas até que ponto isso é considerado saudável?

O ideal quando a família consegue se manter imparcial perante os conflitos existentes no seu relacionamento. Se acontece uma briga entre você e seu parceiro(a), sua mãe não deveria tomar as suas dores e discutir com ele(a), culpá-lo(a) etc. Entretanto, por mais que essa prática seja prejudicial, isto acontece com frequência.

Quando os parceiros decidem morar juntos, a situação fica um pouco mais complicada. A família vai se sentir no direito de opinar sobre a nova rotina, a forma com que lidam com as tarefas domésticas e até mesmo como levam a relação, pelo fato de aquela nova casa ser vista como a extensão do lugar que você vivia antes.

Para barrar a intervenção da sua família no seu relacionamento, é preciso impor limites. Converse com seus pais, irmãos(ãs) e cunhados (as), e esclareça que nessa sua nova fase, você é quem deve dar conta dos seus problemas.
É interessante estabelecer uma distância saudável entre o casal e suas respectivas famílias. Não há motivo para participá-los de tudo que acontece entre vocês, pois isto desgasta e enfraquece o relacionamento.

Para que isso não aconteça, é preciso entrar em comum acordo sobre a forma com que vão lidar com os seus familiares. Não compare as suas famílias, pois têm vivências e costumes diferentes. Não joguem para o outro a culpa do que um ou outro familiar disse ou fez.

Priorizem o que estão construindo juntos. Vocês, enquanto casal, vão passar por desafios e necessitam estar um com o outro e bem. É interessante estabelecer uma distância saudável com a família. Procurem ser empáticos e continuem tratando os seus familiares de forma carinhosa e pacífica. Entenda que, acima de tudo, essas pessoas querem o bem para a sua vida conjugal. Aos poucos é possível estabelecer uma relação harmoniosa entre o casal e suas famílias.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *