Menos de um terço dos casados traem, diz estudo europeu
19 abr 2017
Você já deve ter escutado (e até mesmo dito) que “os homens não prestam” e que “a maioria trai”. Há quem diga que eles são “cafajestes por opção”, outros dizem que é “instintivo”. Independente disso, um estudo alemão apontou números muito abaixo da percepção popular: menos de um terço dos casados traem.
O estudo foi comandado pelo psicólogo Ragnar Beer, da Universidade de Göttingen. Segundo o estudo, entre os pesquisados, 28% dos homens casados e 18% das mulheres também casadas disseram ter traído seus parceiros. Os números são menores que as estimativas dos próprios pesquisados, já que as pessoas ouvidas pelo estudo acreditavam que, em média, 44% dos homens e 36% das mulheres se envolviam em relações extraconjugais.
Traição física x traição emocional
Para as mulheres a traição emocional é mais sofrida. 65% delas disseram que se sentiriam mais tristes caso o marido se apaixonasse por outra mulher. Já para os homens o maior peso está na traição física, sendo apontada por eles como causa de maior sofrimento em 53% dos casos.
A menor parte se arrepende
71% dos entrevistados reconhecem que a traição não é algo honesto, no entanto, entre os que traem, dois em cada três não se mostraram arrependidos.
41% dos relacionamentos terminam
19% dos pesquisados que haviam sido vítimas de traição romperam o relacionamento assim que o adultério veio à tona. Outros 22% tentaram prosseguir na relação, mas não suportaram e vieram a terminar tempos depois, totalizando 41% de términos.
Traição feminina tem aumentado
Embora difícil de mensurar, especialistas defendem que as mulheres têm cometido mais adultério de uns tempos para cá. Segundo os especialistas, a maior independência financeira das mulheres faz com que se sintam encorajadas a trair quando têm vontade, já que no passado seus maridos eram seus únicos provedores, o que deixava a mulher receosa quanto a perda dessa condição.
Os motivos dos fiéis
O estudo perguntou aos fiéis sobre os motivos de nunca terem traído seus parceiros. 75% disseram estar apaixonados demais para pensar em ter um caso e 68% não arriscariam perder seus parceiros, por isso “andam na linha”.
“A maioria dos homens não presta”?
Se existe um dado científico sobre a traição, este diz que 72% dos homens casados não traem. É ou não é um bom motivo para diminuir as preocupações?