Home office na quarentena: como fica a relação?

Home office na quarentena: como fica a relação?
14 ago 2020

Com o advento do isolamento social em função da pandemia, as pessoas se viram obrigadas a seguir sua rotina de trabalho em casa. O home office pode acabar se tornando um impasse para a relação conjugal, se alguns cuidados não forem tomados.

Por já estar em casa, pode ser difícil estabelecer horários para trabalhar, seja pelo grande número de reuniões, para conseguir suprir a crescente demanda de serviço ou até mesmo pela comodidade do lar tornar mais simples realizar o trabalho a qualquer hora. É preciso se atentar para que o trabalho não tome conta de todo o dia, como por exemplo, invadindo a hora do almoço ou do jantar, pois isto pode gerar conflitos, e também fazer com que a relação do casal se perca um pouco no meio das horas que se passa trabalhando.

Transformar o ambiente doméstico no ambiente de trabalho pode, naturalmente, fazer com que se externalize os assuntos do serviço. Sendo assim, o casal deixa de falar sobre assuntos pessoais por estarem mergulhados nas pautas de seus ofícios, depositando também suas frustrações no outro, aumentando o nível do estresse e do desgaste mental.

É essencial notar que ambos estão passando por esse momento, cada um em seu trabalho, com cobranças externas e autocobranças, e, além de tudo, estão tentando proteger o relacionamento. Respeitar o momento do outro é fundamental para que se consiga lidar com os conflitos, quando estes vierem, uma vez que ambos estão sobrecarregados e tensos. A capacidade de perceber quando o estresse advém do trabalho é muito importante para que não despender tempo se desgastando com isto.

Priorizar momentos do dia ou da semana para estar juntos pode ser bastante útil, tanto para dedicar um tempo um para o outro, quanto para descansar das horas extensas que passam trabalhando. Uma atividade de lazer simples, como assistir a uma série juntos ou fazer um jantarzinho conjuntamente pode ser um momento de alívio das tensões. O (a) parceiro (a) pode ser uma válvula de escape para que o momento atual se torne o mais tranquilo possível.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *