Gastos pessoais e da casa
10 jun 2023
As concepções diferentes sobre o uso do dinheiro dentro do relacionamento é uma das principais causas de desavenças entre o casal. Isto se eleva, principalmente, quando um gasta mais que o outro com coisas que não têm a ver com as despesas da casa, dos filhos, etc., o que pode envolver a compra de coisas pela internet, adquirir objetos pessoais como roupas ou sapatos, ou até mesmo um item que não era tão urgente de momento. Neste momento, aparecem comentários como “você gasta demais!”, “você não precisava ter comprado isto agora”…
Sendo assim, quando um gasta mais o seu próprio dinheiro consigo mesmo, o outro fica com a impressão de que somente ele tem compromisso com as despesas principais: aluguel, condomínio, supermercado, escola dos filhos e afins, mesmo que os compromissos financeiros principais estejam minimamente divididos e equilibrados entre o casal.
Por isto, é necessário ver primeiramente, se as contas da casa estão realmente sendo desassistidas pelos gastos individuais do cônjuge. Se sim, é acendido um sinal de alerta, porque os gastos primordiais não podem ser deixados para depois. Nesse caso, pode funcionar propor uma conversa com seu parceiro e mostrar que os gastos que ele está tendo precisam ser repensados.
Finalmente, se tudo já estiver pago e o outro gasta o seu próprio dinheiro extra, a situação é outra. Se você acredita que seu cônjuge não deve comprar porque isto não faz sentido para você, é a sua vez de rever este posicionamento