Falas depreciativas minam a autoestima do outro
04 jan 2024
A autoestima é muito importante para a nossa saúde mental, porque é ela que ajuda que nos sintamos bem com nossa aparência, nossas atitudes e nossa performance dentro do relacionamento. No entanto, falas depreciativas do parceiro podem acabar destruindo a autoestima do outro aos poucos, e fazendo com que ele se sinta rebaixado, incapaz e insuficiente.
No começo do relacionamento, o foco está sempre nos elogios e em elevar o parceiro, fazendo com que ele se sinta especial e único. Contudo, com o passar dos anos, as pessoas mudam fisicamente e a aparência sofre modificações. E ainda, se o casal enfrentou alguns problemas mais sérios, pode ser que a disposição do outro não seja a mesma, e são nestes momentos que os elogios e palavras de afirmação se fazem ainda mais necessárias.
Não é aceitável que um parceiro seja o principal responsável pela depreciação do outro, enquanto este se encontra fragilizado e precisando de acolhimento. Sendo assim, é importante se atentar para a postura no relacionamento e quais reflexões e mudanças precisam acontecer, para que o outro se sinta amado, respeitado e acolhido e não depreciado e rejeitado.