Excluir o ex das redes sociais ajuda a superar o fim da relação
02 dez 2016
Sabe aquele casal que termina e passa os dias monitorando o Facebook um do outro? Pois é, a pesquisadora e psicóloga Tara Marshal, da universidade inglesa de Burnel, constatou que este comportamento é prejudicial, tornando mais difícil o processo de superar o fim da relação.
A pesquisadora ouviu 464 pessoas, em sua maioria mulheres de idade universitária. Os pesquisados responderam a perguntas sobre a frequência com que visitavam os perfis dos ex-namorados nas redes sociais e também a frequência com que conferiam a lista de amigos deles. Para comparar os dados, a psicóloga pediu também para que os voluntários classificassem os níveis de desejo sexual e sentimentos negativos como a raiva, decepção e ódio pelo ex.
A pesquisa constatou dois pontos positivos de quem exclui o ex das redes: demoram menos tempo pra superar a dor de amor e sofrem menos com os sentimentos negativos acerca do ex. Já o sentimento de raiva, ódio e decepção foi mais comum entre os que seguiam acompanhando o ex na rede social.
No entanto excluir o ex parceiro das redes não significa que as coisas serão fáceis. Os pesquisados passavam por seus dias de tristeza e sofrimento, comuns após o rompimento de uma relação amorosa, ainda que tivessem um período de recuperação mais curto ao deixar de acompanhar as novidades do ex.
Por que excluir o ex pode tornar mais fácil a superação do fim da relação?
Um relacionamento pode terminar pelos mais diversos motivos, pelo erro de um, do outro, de ambos ou de nenhum. Independente dos motivos, quem passa pelo término de um relacionamento sofre com a saudade, ausência e principalmente com a quebra de hábito. Ao longo do relacionamento criamos diversos hábitos: dar bom dia ao outro, trocar mensagens ao longo do dia, contar ao outro todas as novidades e passar o fim de semana juntos.
Toda mudança de hábito provoca estranheza e até mesmo saudade, principalmente quando são hábitos que gostamos. Por essa razão, acompanhar as redes sociais do outro após o término, faz com que sejam revividas as sensações boas (que agora causam saudade) e as sensações ruins do término, o que prejudica a superação.
Em alguns casos foi benéfico acompanhar o ex
Na pesquisa, em alguns poucos casos, acompanhar o ex nas redes sociais foi benéfico para os pesquisados. Após o distanciamento os entrevistados foram percebendo o quanto o ex tinha atitudes ruins, o que contribuiu para aumentar as convicções quanto ao término e diminuir o desejo de retomar a relação.