Estudos apontam: na dúvida, não se case

Estudos apontam: na dúvida, não se case
02 mar 2017

Casar não é tarefa simples, não é como testar um produto que, se não gostar, é só devolver. A decisão de se casar precisa ser muito bem pensada, pois, apesar da liberdade que todos temos para interromper um casamento quando julgarmos necessário, tal interrupção nunca é agradável.

É diante de toda essa perspectiva que muitas pessoas se veem em dúvida quando pensam em matrimônio, principalmente quando estão em um relacionamento que caminha para o casamento. Diversas são as hesitações que podem surgir nessa hora: É o momento de me casar? Estou pronto(a) para uma vida de casado? Nosso relacionamento está maduro o suficiente? Será que nos amamos o suficiente? Será que nossos problemas atuais prejudicarão nosso casamento?

No entanto, muitas pessoas acabam por acreditar que com o casamento tudo vai melhorar, que os problemas serão superados e que as dúvidas serão sanadas, com o melhor dos desfechos. Saiba que acreditar nessa melhora é um grande risco, apontado inclusive pela ciência. Pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram que a hesitação antes do casamento está associada a maiores índices de divórcio.

Os cientistas acompanharam 232 casais que haviam acabado de se casar, aplicando um questionário a cada 6 meses ao longo de 4 anos, com o objetivo de acompanhar a evolução do casamento de acordo com o nível de hesitação antes do matrimônio. 47% dos maridos e 38% das mulheres tiveram dúvidas sobre o casamento. Quando apenas o marido estava em dúvida, 10% dos casais se separavam. Quando a dúvida era apenas das mulheres, o índice de divórcio era maior: 18%. Quando ambos tinham dúvidas, 20% acabavam se separando.

Já nos casos em que ambos estavam certos da decisão de se casar, o índice de divórcio registrou marca de apenas 6%, ou seja, a chance de separação é 2,5 vezes menor quando o casal tem certeza de sua decisão.

A explicação:

O casamento é a fase onde tudo se intensifica, desde a convivência até os problemas. É utopia imaginar que o simples fato de se casar fará com que os problemas do relacionamento, ou as dúvidas que existiam, desapareçam. Pelo contrário, estando mais tempo juntos, os problemas podem se fazer mais presentes.

Como lidar com as dúvidas acerca do casamento?

É importante que o casal tenha certeza de suas pretensões. Se existe a dúvida, procure conversar com amigos ou com noivo(a), e esteja sempre disposto a encarar e solucionar problemas, com muito diálogo e paciência. A reflexão é muito importante.

É importante evitar um passo tão decisivo sem a certeza do que está fazendo, já que, na esperança de que o casamento represente uma melhoria, a tendência é ignorarmos os sinais negativos.

O terapeuta pode ajudar

Em dúvida quanto ao desejo de se casar, é bastante útil procurar a ajuda de um terapeuta, tanto para atendimento individual, quando a dúvida é igualmente individual, quanto para sessões de terapia em casal, quando as dúvidas e problemas são de conhecimento de ambos, estando ambos em busca da solução mais adequada. Ao contrário do que alguns pensam, a terapia de casal não é voltada apenas para os casados. Ela também auxilia namorados e noivos em busca de um relacionamento mais harmônico. Nas sessões, o terapeuta estimulará o casal a dialogar, expressar suas opiniões e compreender as opiniões do outro, em busca de um desfecho que mais agrade e funcione para ambos.

Veja 7 dúvidas respondidas sobre o funcionamento da terapia de casal.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *