É possível ter um relacionamento sem brigas?
26 jan 2021
“Se estão brigando, está tudo bem, ruim é não brigar”. É possível que a maioria das pessoas já tenha falado ou ouvido essa frase quando o assunto é relacionamento. Existe uma construção em torno das brigas do casal, o que faz com que elas sejam vistas como um indicativo da normalidade das relações. Porém, isto pode acabar influenciando os casais a entrarem em conflito, às vezes até mesmo sem se darem conta, exatamente por acreditarem que está tudo dentro do padrão.
Brigar com frequência faz com que o diálogo dificilmente seja usado entre os cônjuges. Esta prática acarreta instabilidade emocional e discussões por motivos cada vez mais superficiais, porque, da mesma forma que dialogar se torna um hábito, reclamar do(a) parceiro(a), também se torna.
Tentar solucionar os problemas da relação de uma forma saudável, auxilia o casal a despender menos energia com questões que podem ser resolvidas de maneira mais fácil e rápida, como pedir ao outro para fazer algo ao invés de brigar horas depois porque aquilo não foi feito. (É muito comum que casais queiram que o outro advinhe o que querem ou o que deve ser feito).
Algumas pessoas tem por hábito não se queixar com o parceiro(a), deixando acumular as reclamações e num determinado momento, mesmo por algo pequeno, explodem. Isto não é saudável, pois se dissessem no instante propício aquilo que estavam lhes incomodando, o conflito não chegaria a este ponto, difícil de digerir e até mesmo de retomar o bom convívio.
Enfim, não existem relacionamentos sem brigas, mas é preciso desconstruir a ideia de que está tudo bem em brigarem sempre, porque isso gera uma acomodação que impede o casal de se controlar, e de manter uma relação equilibrada e saudável.