É impossível ser feliz o tempo todo na relação

É impossível ser feliz o tempo todo na relação
06 jan 2019

As relações afetivas não são estáticas, e sim dinâmicas. Assim, não se pode dizer que em uma relação de casamento ou namoro, as pessoas sejam felizes o todo tempo. Pensar assim seria utopia.

Diferentes estados de humor se fazem presentes, alternando momentos de prazer, compartilhamento, alegrias ou dores e tristezas.
Existem momentos em que as emoções negativas estão presentes, e momentos em que as emoções positivas são as que prevalecem. E as pessoas usam como parâmetro para uma avaliação da relação o que se sobrepõe, os momentos negativos ou positivos. Se os momentos negativos prevalecerem, então concluem que a relação está fadada ao fracasso…

No entanto, ao avaliar desta forma, correm um risco muito grande, pois casais que estão em crise tendem a ver somente o lado negativo da relação, não enxergando o lado positivo. Esta é uma tendência geral. Referem-se mais a comportamentos desagradáveis do que aos comportamentos agradáveis.

Desta forma, um reforça no outro mensagens e palavras negativas. Entram num ciclo vicioso de queixas e culpabilização do outro, ou seja, ambos culpam o outro pelos problemas atuais, não se responsabilizando por sua parte.

Pode também ocorrer interpretações e “leituras” do pensamento do outro (“você está me mandando indiretas”; “sei muito bem o que você está querendo dizer…”). Geralmente coisas negativas. A comunicação fica totalmente destorcida e agressiva. E os casais se perdem nesta comunicação.

E no que a terapia de casal poderia ajudar nestes casos? Depois de avaliar juntamente com o terapeuta a relação do casal, trabalha-se na possibilidade de se estabelecer uma dinâmica em que pensamentos e sentimentos negativos não anulem o lado positivo da relação. Ou seja, trabalha-se para que o lado positivo da relação seja fortificado, para assim prevalecer e sustentar a relação.

Você pode estar se perguntando: é algo fácil e simples? É rápido?

O que posso lhe adiantar é que depende da disponibilidade de mudança das pessoas. Quando ocorre o reconhecimento da necessidade de mudanças pessoais, e a disponibilidade para estas mudanças, a chance de um resgate da relação é grande. Mas lembre-se: nunca somente um tem a necessidade de mudar. As mudanças de cada um é que farão com que a relação melhore. Mudanças pessoais implicam em mudanças e provável resgate da relação.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *