É importante saber sobre o passado amoroso do outro?
14 nov 2023
Na maioria das vezes, quando duas pessoas se encontram, ambas carregam consigo uma história anterior de relacionamentos. Quando estes dois se tornam um casal, naturalmente surge em cada um dúvidas como: “quem foi o ex-parceiro?” “Quanto tempo durou?” “Como era a relação deles?” Nesse momento, surgem outras questões, e a principal delas é: será que devo interrogar meu companheiro sobre seu antigo relacionamento?
Pode realmente ser interessante ter conhecimento de como seu cônjuge se relacionou antes de você. Isto ajuda a ter conhecimento de como e porque deu errado, quais foram as principais falhas, se esta relação possuía algum padrão, e o mais importante, saber como o seu parceiro vivenciou tudo isto.
A forma com que o outro se portou em suas relações anteriores diz muito sobre como ele é, sobre suas habilidades emocionais e suas capacidades. É também possível perceber em que ele mudou, o quanto evoluiu, ou se repete os mesmos erros no atual relacionamento de vocês.
No entanto, um sinal de alerta é o seguinte: evite querer se aprofundar em muitos detalhes. Uma coisa é perguntar ao outro sobre seu passado de uma forma pontual. Já outra – e que pode ser muito nociva – é querer saber sobre tudo. Alguns casais buscam saber detalhes, até mesmo do relacionamento íntimo do seu parceiro, em sua união anterior. Isto acaba despertando um sentimento de posse, gerando ciúmes às vezes intensos e sem propósitos.
Tenha em mente que da mesma forma que sua história anterior se encerrou, o mesmo aconteceu com seu parceiro, e por esse motivo, a energia de ambos deve se concentrar no que estão vivendo, e não no que já viveram outros relacionamentos.