Dormir pouco prejudica seu relacionamento

Dormir pouco prejudica seu relacionamento
29 set 2016

São muitos os benefícios diretos de uma boa noite de sono. A ciência já comprovou que atender as necessidades de sono do seu corpo reduz os riscos de doenças cardíacas, reforça o sistema imunológico, melhora a capacidade cognitiva, entre outras séries de fatores. Porém, aqueles que não dormem bem não estão sujeitos apenas a problemas de saúde, mas também a problemas no relacionamento.

Tire suas dúvidas sobre a terapia de casal.

A constatação é resultado de uma pesquisa da Universidade da Califórnia, realizada com 60 casais com idades entre 18 e 56 anos. Segundo o estudo, uma má noite de sono deixa as pessoas mais impacientes, mais egoístas, menos perceptivas ao que o parceiro faz de bom (logo não agradecemos) e ainda menos disponíveis aos carinhos do parceiro. Impaciência, egoísmo e insensatez são ingredientes bastante prejudiciais a qualquer relacionamento, e, quando o problema da falta de sono é contínuo, o mau temperamento contribui bastante para o desarranjo da relação.

O estudo comprovou que, além de se importar e valorizar menos o parceiro, quem dorme mal acaba nem se dando conta disso.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores pediram para que os casais anotassem em um diário quantas horas haviam dormido e as atitudes legais do parceiro naquele dia, que mereciam reconhecimento. Na segunda etapa do estudo os casais resolveram juntos exercícios de lógica. Ao cruzar os dados, os pesquisadores perceberam que aqueles que dormiam pouco listavam menos atitudes positivas dos parceiros, comprovando que sua capacidade para perceber e valorizar tais atitudes estava comprometida.

Como lidar com a situação?

A primeira ideia para resolver o problema é ter boas horas de sono, no entanto, se a agenda não permite dormir pelo número de horas necessárias, investir em maneiras de otimizar o tempo de sono disponível é uma boa alternativa. Colchões e travesseiros confortáveis, quarto aconchegante com temperatura agradável e livre de barulhos e luzes intensas vão ajudar. Evitar refeições muito pesadas antes do sono também ajuda a dormir bem.

O diálogo é outra parte fundamental nesses casos. Como comprovado pelo estudo, a perda na capacidade de percepção causada por uma má noite de sono faz com que não se perceba as más atitudes que são tomadas, por isso é importante que o parceiro abra o diálogo e deixe claro o incômodo com tais atitudes, permitindo que o outro perceba como tem agido e busque a mudança. Aliás, essa regra vale para todos os conflitos do relacionamento! A questão é escolher as palavras certas e o momento propício para se falar.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *