Cuidados importantes ao retomar o relacionamento com um(a) ex
27 set 2016
Não são incomuns os casos de pessoas que terminaram um relacionamento e, depois de alguns meses ou anos, acabaram acertando um retorno. Quando um relacionamento se inicia do zero, passamos por todos os estágios, desde conhecer o outro, seus costumes e gostos, até o estágio em que estamos bastante íntimos em um relacionamento estável. No entanto, quando o relacionamento é retomado, temos a sensação de que já conhecemos o outro e de que todos os estágios iniciais serão pulados. Pensamos que o relacionamento partirá de onde parou, e ainda por cima melhorado. É exatamente aí que precisamos ter cuidados.
Achar que o outro melhorou
Na grande maioria dos casos, relacionamentos terminam devido a problemas e divergências. No retorno, tendemos a pensar que o tempo fez o outro melhorar, que ambos amadureceram e que a comunicação agora estará melhor, o que nem sempre é verdade, pode ser que tenhamos as mesmas divergências de antes.
Pensar que já conhecemos o outro
Pensamos ainda que já conhecemos o outro e podemos passar para a fase mais séria da relação, no entanto, todos nós costumamos mudar com o tempo, e os hábitos, pensamentos e atitudes diferentes adquiridos durante o término podem causar estranheza, demandando algum tempo para serem absorvidos.
Tomar decisões precipitadas
A precipitação também é um problema nos relacionamentos retomados. Sentir que já conhece o outro aliado a sensação de tempo perdido, faz com que os casais tomem rapidamente decisões de tornar pública a relação, morar junto e até mesmo de se casar. Todo relacionamento precisa de base para dar passos maiores, e nestes casos não é diferente.
Insegurança
Em relacionamentos em que já existiu um rompimento, é comum que haja insegurança quanto ao futuro da relação, que pode ser acentuada com a tomada de decisões precipitadas como nos exemplos acima.
Então, como lidar com a retomada da relação?
O casal precisa estar ciente de que um relacionamento retomado é como um novo relacionamento, e que não se deve superestimar a relação. Conflitos e problemas podem se fazer presentes novamente, e nestes casos é importante buscar novas formas de resolvê-los, já que as estratégias anteriores não funcionaram uma vez.
É importante também dar tempo ao tempo, e só tornar a relação mais séria quando de fato sentirem que estão em sintonia, em um relacionamento harmônico.
Veja 7 dúvidas respondidas sobre terapia de casal.