Como saber se o relacionamento chegou ao fim?
06 jul 2023
O começo de uma relação traz consigo muitas certezas, junto da enorme vontade de estar junto do outro. No entanto, quando o término se aproxima, as coisas podem não ser mais tão óbvias, ficando tudo meio nebuloso e difícil de enxergar.
Sendo assim, é possível saber se não há mais nada a ser feito pelo relacionamento?
O excesso de brigas, críticas em abundância, falta de comunicação, um convívio que se torna mais do mesmo e o casal não se esforça para fazer algo diferente, todas estas situações podem tornar o término uma possibilidade.
É importantíssimo abrir um espaço para o diálogo, buscando junto ao outro respostas para perguntas tais como: “o quanto nossa relação significa para você?” “Você gostaria que continuássemos juntos?” “Tem algo que você ou que eu possa fazer para melhorar as coisas?” A disponibilidade do cônjuge em responder estas questões e em realmente se engajar para que mudanças ocorram, é o que demonstra que ainda existe um relacionamento.
Caso exista esforço por parte do outro, é necessário lembrar que ambos precisam se dispor e se doar, sendo bem sinceros e tendo a “humildade” de reconhecerem a necessidade de suas próprias mudanças.
Mas caso isto não seja ser suficiente, os cônjuges podem recorrer à terapia de casal, que, longe de curar toda e qualquer relação, se propõe a abrir espaço para o diálogo, para que cada um coloque os seus sentimentos e suas percepções. Assim, juntos avaliam se estão no momento de se separarem ou se há alguma chance de retomada da relação.
Por fim, é importante ressaltar que a noção de fim é subjetiva, e cada parceiro vai lidar com ela de uma forma, prezando o respeito pelas decisões e vontades de si próprio e do outro com relação a permanecer ou não como um casal. Lembrando sempre que, não haverá casal se somente uma das partes assim o quiser.