Como recuperar um casamento em crise?

Como recuperar um casamento em crise?
30 jan 2023

Existem períodos de crise em um casamento que são popularmente conhecidos, como a “crise dos dois anos”, que supostamente acontece quando o casal passa pelo primeiro ano da “lua de mel” de seu convívio, e acaba entrando em conflito.

É comum, também, que haja a ideia de que a crise é algo necessariamente ruim e conturbado, sendo que, na verdade, ela acontece quando algo precisa ser resolvido, e a solução não precisa vir necessariamente de uma forma conflituosa. A questão é que não existe um manual que ensine como recuperar a relação, porque isto varia de casal para casal.

O primeiro passo é perceber a crise como uma realidade. Não adianta buscar contorná-la protelando-a, porque a única forma de superar este momento, é encarar a situação e agir. Não é eficaz ficar buscando quem é o culpado pela crise, pois assim se delega a responsabilidade de “salvar” o casamento para o outro. E esta é uma tarefa para ambos.

Pode ser que um dos dois esteja mais “calejado” ou desanimado para continuar na relação, o que faz com que o outro cônjuge precise doar mais de si, e se esforçar mais, mesmo que por um tempo faça isso sozinho. É nessa hora que este parceiro pensa “mas por qual motivo eu vou dar tudo de mim enquanto meu cônjuge não está fazendo nada por nós dois?”.

Veja bem, o que te faz investir em seu casamento, é o quanto você acredita nele. Se, para você, este é um relacionamento que pode dar frutos e ser prazeroso, se engajar para superar a crise será o menor de seus problemas.

Se a situação estiver difícil de ser resolvida, seria interessante buscar ajuda de um profissional especializado – o terapeuta de casal. Assim ele irá junto ao casal, avaliar a relação e ajudá-los a buscar novas estratégias para a relação.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *