Como perceber e lidar com o comportamento ciumento na relação

Como perceber e lidar com o comportamento ciumento na relação
19 set 2019

O ciúme é um sentimento que atinge inúmeras pessoas, fazendo com que estas sintam um constante medo de perder o seu parceiro, como se estivesse sendo ameaçada pela existência de um “rival”.
Vale ressaltar que até certo ponto o ciúme é tido como normal, quando decorre de alguma situação, sendo algo esporádico, tendo como única intenção preservar o relacionamento.

Já o ciúme doentio é quando a pessoa sente total necessidade de controlar a vida do outro, verificando conversas, ligações, círculo de convívio, e tudo se torna motivo de questionamento. Atrasos, amigos, formas de se vestir, e de se arrumar etc, fazem com que o ciumento seja capaz de criar uma situação de stress em volta disso, como se cada detalhe fosse indícios da existência de uma terceira pessoa na vida de seu parceiro.

Muitos se submetem ao ciúme sem nem perceber, pois, o fato de aquele que está em comportamento possessivo ter seus momentos de calma, faz com que quem está sofrendo com o ciúme não se sinta confortável de “revidar”, já que esta pessoa não é sempre desagradável.

No relacionamento ciumento, a vítima não é somente quem está sendo alvo deste sentimento, mas também quem o impõe, pois vive dias completamente estressantes, sem descanso. O ciumento quase nunca vai estar em paz.

Lidar com o ciúme não é uma tarefa fácil, mas é possível. É importante que o ciumento se reconheça nessa condição. Vocês, casal, insistam no diálogo. Procure entender as raízes que seu parceiro carrega consigo, e como vocês podem trabalhar isso. O relacionamento não pode ser pautado em constantes pedidos de satisfação respondidas, o que pode prejudicar o relacionamento. Cada um deve confiar em seu potencial, pois foi isto que fez com que o outro se apaixonasse por você…

O ciúme tem tratamento que pode render ótimos resultados. Isto pode ser trabalhado numa terapia individual, para focar nas causas de seu ciúme e numa terapia de casal, em que a relação poderá ser fortificada.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *