Como os casais da ficção podem afetar nossos relacionamentos

Como os casais da ficção podem afetar nossos relacionamentos
26 abr 2017

Uma das coisas mais retratadas por filmes, novelas e séries é a vida em casal. No entanto, para cumprir o objetivo de entreter espectadores, os filmes sempre trazem casais vivendo experiências intensas, divertidas, marcantes ou vivendo amores perfeitos.

Um estudo americano comprovou que a dissonância entre o estilo de vida dos casais da ficção e dos casais da vida real passa a ser um problema na medida em que as pessoas utilizam os casais da dramaturgia como um exemplo do que deveria ser o seu próprio relacionamento.

A pesquisa realizada pelo Albion College ouviu 392 pessoas casadas. Na primeira fase os pesquisados respondiam a perguntas sobre o próprio relacionamento, classificando seu índice de satisfação, de expectativas para o futuro e de compromisso com a relação. Em seguida os pesquisadores aferiram o quanto os casados se espelhavam em pares românticos da ficção, o quanto acreditavam que os relacionamentos da ficção eram reais e o quanto utilizavam os exemplos da dramaturgia para entender como deveriam ser os relacionamentos.

Ao cruzar os dados, os pesquisadores descobriram que quanto mais se utiliza casais das telas como parâmetro, mais se considera a possibilidade de encontrar um relacionamento melhor que o atual. Ao comparar o relacionamento dos filmes com seu próprio relacionamento, os pesquisados tinham a sensação de que seu parceiro não era capaz de proporcionar experiências como as das telas, e tinham a certeza de que existem relacionamentos melhores e parceiros mais interessantes.

O problema da idealização de relacionamento

Nunca é bom idealizar um relacionamento baseado em um parâmetro irreal. Esperar que a relação seja como as dos filmes ou que seu parceiro tenha as qualidades dessa ou daquela pessoa é uma utopia que atrai cobranças e frustrações para o casal. Os relacionamentos da vida real passam por momentos bons e momentos difíceis, e ambos os membros de um casal possuem suas qualidades e defeitos. Melhorias e evoluções constantes são completamente válidas, mas é preciso ter cuidado para não estabelecer um padrão inatingível, fazendo parecer que o relacionamento não é como deveria ser.

O mesmo acontece com as redes sociais

É preciso ter muito cuidado ao avaliar a vida dos outros pela rede social. Na rede social todos os casais são felizes, se amam, frequentam restaurantes legais e fazem viagens incríveis. Isso acontece devido ao fato de a rede social ser um local onde tendemos a postar bons momentos. Um casal não postará a foto do engarrafamento no qual estão presos a caminho do restaurante, mas sim a foto de ambos acomodados e saboreando um delicioso prato. Da mesma forma casais tendem a não expor no Facebook suas crises e problemas do dia-a-dia. Ao tomar as redes sociais como parâmetro, podemos ter a sensação de que todos os nossos amigos estão em relacionamentos perfeitos, enquanto o nosso passa por alguns problemas. Essa é uma visão deturpada, que não deve afetar a forma como vemos e valorizamos nossas relações.

Ana Carolina Morici é professora nos cursos de Psicologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e nos cursos de Pós-Graduação da Puc Minas. Mestre em Psicologia pela Puc, atua nas áreas de Terapia de Casal, Terapia de Família e Terapia Individual.

Faça contato.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *