Como o celular pode afetar seu relacionamento
08 out 2019
O celular tomou conta das nossas vidas de tal forma, que é nele que colocamos as mãos ao acordar, e é com ele que passamos os últimos minutos antes de dormir. É incrível o fato de termos em mãos algo que pode nos conectar a tudo que quisermos. Porém, é necessário dosar o quanto de atenção você dá ao aparelho, e avaliar se isso está ou não afetando o seu relacionamento.
Quando você está na companhia de seu (sua) parceiro(a), em que lugar você deixa o seu celular? Ao seu lado? Em um móvel próximo? Em outro cômodo? A postura que você toma com relação ao seu aparelho, nestas circunstâncias, pode dizer ao seu companheiro o quanto este significa para você.
Checar a tela do celular a todo momento, seja para certificar se há novas mensagens, ou para dar aquela passeada rápida pelo feed do Instagram ou do Facebook, pode ser o ponto de um grande conflito. Essa prática, aos poucos, vai fazendo com que passemos a nos relacionar melhor com o virtual que com o real. Veja, é muito mais fácil lidar com a máquina, do que com uma pessoa. Se você não quer mais usar, você bloqueia a tela, e pronto. Essa inversão é o problema. O seu companheiro passa a ser ignorado sem que você sequer perceba.
Há a preocupação em registrar o momento a dois, para atualizar a timeline. Após isso, a busca da vez é pela legenda que vai compor a foto. Será uma frase, um trecho de alguma música ou uma citação de um livro? Então, a foto está postada. Agora, virão os likes. Você quer saber quantos serão, e de minuto em minuto. Pausa. Durante todo esse processo, você se preocupou em estar presente de verdade ali, com a pessoa que você ama?
Perceba o quanto o uso do celular pode causar extremo desconforto para seu parceiro. Pode fazer com que ele se sinta pouco importante, por mais que para você esteja claro que ele é sim, muito importante. Pode fazer com que ele ou ela perca a vontade de fazer pequenos programas com você, por saber o quão apegado você é ao aparelho. Fazer uma viagem para um local em que não possua sinal de celular? “Nem pensar! É impossível ficar desconectado.” Entende como se abre mão de momentos únicos para se estar o tempo todo online em uma rede, sendo que a pessoa que está com você, e também sua família e amigos, estão fora dela?
Procure estar inteiro nos momentos que estiver com seu parceiro ou sua parceira. Seja em uma viagem ou no sofá de casa assistindo a um filme, esteja presente. Registrar é sim muito bom e importante, mas o que você guardará na memória, para a vida toda, é muito mais que “postagens”.