Como lidar com os problemas do outro?
02 out 2021
Por mais que uma relação seja feita a dois, os problemas não se restringem ao casal. Assim é natural que os cônjuges tenham problemas individuais, e eles podem se tornar uma complicação se cada um não souber até que ponto se deve fazer intervenções nas questões do outro.
É habitual na vida conjugal os parceiros compartilharem suas intimidades, os conflitos envolvendo suas respectivas famílias, as desavenças no trabalho ou com os amigos. Contudo, às vezes ele(a) deseja apenas isso, dividir, e o outro, em seu ímpeto de buscar soluções, tende a aconselhar de forma que talvez não sejam tão bem recebidas.
Para ilustrar, é possível pegar como exemplo as questões familiares. Já é sabido que o círculo familiar do(a) parceiro(a) é um terreno muito sensível, e é preciso tomar muito cuidado para não colocar as suas próprias perspectivas em cima disso. Supondo que seu cônjuge esteja tendo problemas com a mãe, é fundamental entender os papéis que cada um ocupa nesta relação familiar. Por mais que ela seja uma sogra difícil, e os problemas com cônjuge não estejam indo da melhor forma, é importante lembrar que ela ainda é a mãe dele(a).
Por isso, dar conselhos a ele(a) é algo delicado, pois sempre deve-se ter em mente a importância e o grau de envolvimento afetivo nas relações parentais. Esta relações não têm o mesmo peso para você, como tem para ele(a), e isto deve ser respeitado. (Isto vele também para as demais relações).
Assim, um dos grandes desafios do relacionamento, é conseguir alcançar o entendimento de que o outro tem também suas questões e relações individuais, e que elas podem afetar o relacionamento de vocês. Assim, é importante escutar o seu cônjuge e auxiliá-lo a encontrar o melhor caminho sem querer guiá-lo, já que o envolvimento afetivo dele é totalmente diferente do seu. Levar isto em consideração, pode manter sua vida conjugal mais saudável.