Como falar sobre dinheiro sem brigar?
07 mar 2021
Conversar sobre dinheiro, dividir as despesas do mês, organizar os gastos individuais etc. pode se tornar um grande problema quando o casal não sabe a forma adequada de abordar esse assunto. É fundamental que o “gelo seja quebrado” e que esse tema se torne natural para os cônjuges. Assim, ficará mais fácil conversar sobre as finanças.
Contudo, como fazer isto?
A individualidade financeira de cada um precisa ser respeitada, porque não será toda a renda que terá como destino os gastos comuns ao casal. Por isso, é valoroso buscar compreender quais são as prioridades de ambos e valorizar os planos individuais, de modo que os parceiros possam se acolher e se incentivar.
Além disso, é essencial que seja determinado quem irá arcar com quais despesas mensais. Pode ser interessante que aquele que tenha uma renda maior fique com valores maiores, mantendo a proporcionalidade.
O importante é que o canal de conversação sobre o que já foi estabelecido esteja sempre aberto, e que os acordos entre o casal sejam maleáveis. Dessa forma, os cônjuges conseguem se organizar sempre da melhor forma, de acordo com as necessidades de cada momento.
Com relação aos planos para o futuro, pode parecer que não sobrará dinheiro após os gastos mensais serem quitados. Entretanto, o que irão ajudar são o bom planejamento e a garantia que ele seja feito de uma forma que favoreça os dois parceiros. Para isso, precisam trocar ideias, pois a participação de ambos é fundamental para a melhor escolha e decisão de prioridades.
É possível que combinem de cortar algum gasto individual por alguns meses, ou que reduzam os que são feitos em conjunto. Enfim, é determinante que o diálogo seja utilizado, para que possam expressar o que é viável para cada um.
É valoroso se atentar para o excesso de cobranças mútuas. Lembrar que ambos estão juntos e com propósitos comuns os auxilia para que não seja esperado que somente um dos cônjuges se esforce para o bem comum do casal.