Como a terapia de casal pode ajudar na comunicação
21 mar 2021
A rivalidade entre os cônjuges pode se manifestar por meio da comunicação ou da falta dela. Quando esse canal se encontra fechado, os cônjuges interagem de maneira grosseira, se interrompendo, alegando já saber o que o outro vai dizer e colocando-o para baixo.
Alguns pontos demonstram a dificuldade em se comunicar, dentre eles o excesso de problemas não resolvidos. Nesse caso, o casal passa por cima de seus conflitos sem conversar sobre eles, de maneira que os novos embates serão ainda mais intensos, uma vez que a causa dos problemas não está recebendo atenção.
Há também aqueles momentos em que um não compreende a linguagem do outro e, sendo assim, um conselho pode soar como uma crítica. Com isso, podem surgir discussões circulares, em que os cônjuges não caminham para uma solução e só se agridem.
O acúmulo de experiências negativas, com a falta de comunicação adequada, incentiva que o casal evite essas interações que são tão importantes para o relacionamento. Diante disso, como a terapia de casal pode ajudar?
Na terapia de casal, o terapeuta vai abrir espaço para que cada um dos cônjuges fale, sem ser interrompido. Como a terapia acontece em poucas sessões, o trabalho é direcionado para que os cônjuges desenvolvam habilidades para futuramente solucionarem sozinhos e de maneira eficaz seus conflitos. O terapeuta intervém direcionando-os e fortificando-os, com o intuito que eles se tornem seus próprios “terapeutas”.
Além disso, o foco é levado para a relação, saindo da individualidade dos parceiros. Isso os ajuda a compreender que eles estão juntos contra os problemas, e não um contra o outro.
Fortalecer a comunicação clara e objetiva, na terapia de casal, dá suporte para que os cônjuges consigam ser claros e objetivos ao falar com o outro, sem esperar que o(a) parceiro(a) “leia nas entrelinhas”.