Com que frequência você elogia seu parceiro?
22 set 2023
No começo de uma relação de casal, os elogios são frequentes, só se veem as coisas boas um no outro e isto é declarado a todo momento. Continuar a elogiar o parceiro é uma tarefa importante e exige atenção para não desestimular e enfraquecer a relação.
Com o passar do tempo, é comum que os parceiros acabem falando ao outro o que este fez de ruim, seus defeitos, e o que ele precisa melhorar. Sempre enfatizar os pontos negativos do outro, afasta a sua percepção das coisas boas e das qualidades de seu parceiro, desestimulando-o. E é interessante lembrar que foram justamente por estas qualidades que se apaixonaram. Se este olhar negativo permanecer constante, a relação debilita e tende a esfriar.
Conjuntamente a isto, pode acontecer de você pensar que não é preciso elogiar seu parceiro, já que supostamente ele já saiba que você: o acha bonito, que é especialmente bom em alguma tarefa, que é amado, que seu esforço na relação é notado por você, que você percebeu que ele se arrumou para saírem juntos, etc. No entanto, é importante você verbalizar e validar tudo isto no outro, pois isto reforça a autoestima dele e potencializa a relação de casal, já que se empenhar para dar o melhor de si e não ser reconhecido, é extremamente frustrante.
Frases como “essa comida que fez para nós ficou muito boa”, “essa roupa ficou muito bem em você”, “você está muito bonito hoje”, “percebo o quanto se empenha por essa relação, obrigado por isto”, são apenas exemplos simples e fáceis de serem ditos, pois reconhecer e falar as qualidades e coisas positivas do parceiro, torna a relação mais leve, agradável e fortificada. E fica gratificante e vibrante estar nesta relação.