Brigas de casal: por que o casal precisa resolver todas as suas questões

Brigas de casal: por que o casal precisa resolver todas as suas questões
13 set 2021

Talvez você se lembre de uma vez, há 10 anos em que seu cônjuge disse algo que lhe magoou, mas você não expôs esta mágoa a ele por querer evitar uma briga. Anos depois, numa discussão aquilo que estava guardado este tempo todo lhe machucando, vem à tona e fica mais difícil resolverem esta questão. É por isto que um casal precisa tratar de seus problemas enquanto ainda estão recentes, porque eles funcionam como um “boneco de mola”, você o aperta e ele volta.

É bastante confortável não entrar em conflito, ainda mais quando os parceiros já estão “treinados” a brigar. Mas a chance de você não ser compreendido quando retomar aquele assunto tempos depois é grande, e ainda por cima, pode causar em seu(sua) companheiro(a) a sensação de que neste intervalo você esteve remoendo aquela questão. Tais atitudes ilustram a necessidade de o casal criar uma zona segura de diálogo e compreensão.

Esperar que o outro entenda por si só o que ele lhe fez não é saudável por vários motivos. Primeiro, pode ser que ele(a) realmente não o tenha percebido. Segundo, você ficará mal até que o pedido de desculpas ocorra. E em terceiro, quando a situação voltar a se repetir por você não ter explicado da primeira vez, os sentimentos de incompreensão, falta de importância e de amor irão aparecer.

Sua queixa precisa fazer sentido para seu cônjuge, o que torna mais fácil de ser explicado se o contexto ainda estiver próximo. É bom, além disso, que o outro tenha a chance de saber o que ele causou, pelo fato de um relacionamento a dois ter como uma de suas funções a de proporcionar para ambos os pares a oportunidade de crescerem juntos.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *