Ao fazer terapia para casais, o casal se separa?
09 maio 2016
Mestre em psicologia pela Puc Minas, Ana Carolina Morici atua com terapia para casais em BH
Entre as muitas dúvidas que podem surgir quando consideramos a possibilidade de procurar por terapia para casais, a dúvida acima é, possivelmente, a que mais causa receio. Os casais se separam após a terapia para casais? A terapia para casais mostrará que a separação é o único caminho?
A terapia para casais não dita regras, não determina o que os casais devem fazer. Não determina se devem ficar juntos ou separados. Pelo contrário. O terapeuta procura entender os problemas pelos quais o casal está passando, para que, juntos, possam traçar estratégias para superar estes problemas. A terapia para casais visa facilitar a comunicação entre os parceiros, já que uma rotina de conflitos afasta e compromete cada vez mais esta comunicação. Afastados, os casais não compartilham suas mágoas, não dizem um ao outro o que os desagrada, criando um vazio cada vez maior. É como se a lei da inércia atuasse sobre os relacionamentos, casais que estão distantes tendem a continuar distantes. Casais que brigam com frequência tendem a continuar brigando com frequência, já que muitas vezes novos conflitos são causados por velhos conflitos não resolvidos.
Veja também: 7 dúvidas sobre a terapia de casal respondidas
É nesse ponto que a terapia de casais pode ajudar, recuperando a comunicação, permitindo que um se abra com o outro, e ajudando-os a traçar saídas para os problemas. O desejo de mudança parte do casal, compreendendo o outro, eliminando assuntos não resolvidos, reduzindo as desconfianças, as cobranças excessivas, e outra série de fatores que possam estar atrapalhando a felicidade do casal.
Com a terapia para casais, o casal vai decidir o que é melhor
Este é um ponto importante. O terapeuta de casais não é um ditador de regras. Ele sugere caminhos, mas é o casal quem decide o que vai ser feito. A terapia para casais tem um único objetivo: chegar ao melhor desfecho possível. Se for possível recuperar a relação, fortalecer pilares enfraquecidos, aquecer o que foi esfriado pela distância, trazendo de volta a harmonia e a felicidade do casal, esse será o objetivo. Porém, em alguns casos pode não existir maneiras de recuperar a relação, recuperar a confiança, superar as mágoas, e assim manter o relacionamento não significa a melhor saída. Ou os problemas são superados, ou vão permanecer incomodando e prejudicando o dia a dia dos casais, trazendo-lhes insatisfação.
Portanto, esta é a resposta para tal dúvida. Depois de entender as causas dos problemas e conflitos, o casal tomará a decisão que julgar melhor para a felicidade dos dois.
Tem dúvidas? Entre em contato com Ana Carolina Morici, Terapeuta de Casais em BH. Leia também outros artigos sobre o tema:
Eu e meu marido não nos entendemos mais.
Quais os resultados de uma terapia de casal?