A primeira relação saudável depois de uma abusiva: como a terapia de casal pode ajudar
04 mar 2022
Viver um relacionamento abusivo é bastante traumático em diversas esferas. Se relacionar com alguém abusivo, modifica a forma com que o indivíduo se enxerga e também faz com que se torne extremamente difícil o convívio com uma nova pessoa. Sendo assim, como viver uma relação saudável conhecendo somente o oposto disso? A terapia de casal pode ajudar.
Dificilmente duas pessoas que viveram relações passadas traumáticas e abusivas irão se relacionar, sendo mais comum que apenas uma delas tenha vivenciado esta experiência. Assim, numa nova relação é o parceiro quem notará os comportamentos distorcidos que seu cônjuge apresenta.
O primeiro passo para procurar a terapia de casal, é ter em mente o seguinte: se seu companheiro ou companheira viveu uma relação tóxica, talvez ele(a) nem tenha a noção disso, pois vivenciar atitudes abusivas faz com que elas sejam tidas como “o que é o normal”. Sendo assim, é parte de sua responsabilidade lidar com isto da forma mais adequada possível, já que escolheu estar junto a ele(a).
Onde entra a terapia de casal?
A terapia de casal é responsável por desenvolver junto aos cônjuges, ferramentas para lidarem com as questões-problema do relacionamento. No caso da relação abusiva, o terapeuta de casal auxilia os parceiros a compreenderem em qual dimensão isto os afeta, seja enquanto casal ou de forma particular. A partir disso, é possível trabalhar as formas que ambos podem se ajudar, para que o convívio caminhe da forma saudável.
No entanto, um adendo. O parceiro que viveu com alguém abusivo, precisa necessariamente de uma terapia individual, para trabalhar seus próprios traumas e resgatar a sua autoestima