A importância de não se ver só pelo olhar do outro

A importância de não se ver só pelo olhar do outro
01 dez 2020

Algumas pessoas, têm necessidade de receber feedback do(a) parceiro(a) tempo todo. Isto advém de uma grande necessidade de aprovação, como se ele(a) mesmo(a) não fosse capaz de se avaliar e se aprovar.

É como se não conseguisse se reconhecer como alguém que possui qualidades e pontos positivos. Este fato está ligado à falta de autoestima, e consequentemente determinará a forma com que irá se enxergar na relação afetiva.

De fato, receber elogios é bom psicológica e socialmente falando, o que gera uma maior motivação para a vida. Entretanto, depender desse enaltecimento pode trazer prejuízos, já que gera uma dependência do olhar do outro, que nem sempre estará disponível.

Falando especificamente de uma relação de casal, este comportamento não é saudável, pois faz com que a outra pessoa se torne responsável pelas sensações que irão dominá-lo(a), nos mais diversos momentos.
Quando isto acontece, a vulnerabilidade na relação aumenta já que a demanda de alcançar elogios vai desde as coisas mais simples, como um elogio à roupa que está vestindo, o cabelo que está com um corte novo ou até o bom desempenho de um afazer, até situações mais complexas, como uma decisão tomada na vida profissional. A falta dessa prática pelo(a) parceiro(a) é vista como um pretexto para o surgimento de conflitos entre o casal, como se fosse um menosprezo.

É importante reconhecer que o responsável por esta fragilidade está dentro de si mesmo, e não no outro. Em um relacionamento, ainda que ambos se complementem, é fundamental que sejam indivíduos inteiros. Permitir-se enxergar singularmente é fundamental, primordialmente para sua relação consigo mesmo, mas também para construir um relacionamento livre de dependências. Se cada um estiver convicto de suas qualidades e competências, não haverá cargas desnecessárias, que acabam desgastando a relação com o passar do tempo.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *