Quem ganha menos, paga menos despesas? O dilema das finanças no relacionamento do casal

Quem ganha menos, paga menos despesas? O dilema das finanças no relacionamento do casal
06 nov 2024

Culturalmente, os homens ocupam cargos de liderança em proporção maior que as mulheres, e consequentemente costumam receber uma remuneração maior. Dividir as despesas da casa pode ser uma tarefa simples para alguns casais, mas não é tão fácil para outros, por essa questão envolver a relevância dos papéis dentro de um relacionamento.

Em nossa sociedade de origem patriarcal, o homem foi sendo construído como o “provedor do lar”. E à mulher foi dado o papel da manutenção da casa e criação dos filhos. A partir do momento que a mulher também entrou no mercado de trabalho, a cultura patriarcal ainda permanece em alguns locais, e a mulher, como foi dito anteriormente, ocupa menos cargos de liderança, com salários menores.

Desta forma seria justo que, caso o marido ganhe mais, que fique responsável por mais despesas, sendo repartido de forma proporcional aos ganhos de cada um. E é importante avaliar como a esposa se sente diante disso.

Nestes casos, em que ela não contribui igualmente nas despesas da família, é importante que ela não se sinta desvalorizada e diminuída pelo seu companheiro. Isto exige que ele reveja seus conceitos sobre a posição de provedor, e que consiga valorizar igualmente a participação de sua companheira, nas finanças do casal e da família.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *