De que forma você escolhe falar com seu parceiro?
29 jun 2024
Quando surge uma demanda a ser levada ao outro, sempre se escolhe como falar, mesmo que de forma imperceptível. Em caso de mágoas, é comum que a maneira escolhida seja mais destrutiva e pouco amigável, o que irá influenciar certamente, em como o outro irá receber e reagir ao que está sendo dito.
Com o tempo, o falar de uma maneira não violenta, acaba se perdendo e dando lugar à uma comunicação agressiva, que de modo algum deve ser adotada em uma relação.
Faça uma breve reflexão: de que maneira você escolhe se comunicar com seu cônjuge? Feito isso, é importante lembrar que tudo se trata de uma comunicação, inclusive o não dito.
O “bom dia” que não foi dado, comunica algo. O “eu te amo” que não se escuta mais com frequência, também é uma maneira de comunicação.
Quando para atingir o cônjuge, se fala “você é igual ao seu pai”, em um tom de crítica, é também uma forma de se comunicar de forma destrutiva.
Muitas vezes, na intenção de alertar, explicar ou até mesmo ensinar ao parceiro, a tendência é falar com ele com certa autoridade. No entanto, é fundamental perceber que, quando o outro recebe uma mensagem agressiva, ele irá automaticamente se armar para responder, ao invés de acolher o que está sendo dito.
Lembre-se de se comunicar com a pessoa que você escolheu para dividir a vida, com gentileza.