Lidando com o envelhecimento do parceiro
05 maio 2024
Casais que estão juntos há bastante tempo experimentam a chegada de uma nova e desafiante etapa da vida: o envelhecimentode ambos. Muitas pessoas lidam bem com esse momento, no entantooutras tantas não se sentem tão confortáveis ao lidar com asua própriatransformação e a do cônjuge.
É fato que o envelhecer é constante, pois desde a mais tenra idade, já estamos nesse processo. Por que então pode soar assustador? A princípio, oque acontece é o aparecimento de um corpodiferente.
O corpo de uma pessoa mais velha soa desconectado aos padrões de beleza impostos pela sociedade contemporânea – diga-se de passagem, quase impossíveis de se alcançar!Contudo, é possível pensar pelo lado de que há muito o quedescobrir nesta nova fase. Por isto a relação deve se estruturar em outras bases, que se desenvolveram ao longo do tempo, como o companheirismo, cumplicidade, respeito e principalmente o amor.
Com relação à sexualidade, pode haver um desajuste e um decréscimo de intensidade, pois após a menopausa e andropausa os hormônios entram em declínio. Na mulher há o declínio principalmente do estrogênio e progesterona e no homem principalmente da testosterona,e consequentemente a libido de ambos diminui.
É um momento complexo para ambos, no entanto para a mulher – geralmente por ser mais vaidosa e ter mais cuidados com o corpo – este momento se torna bem difícil. Sendo assim, seria benéfico que o seu parceiro seja cuidadoso ao lidar com suas aflições e possíveis inseguranças que irão surgir.
Para o homem, a possibilidade da impotência é um “fantasma” e uma consulta com um bom urologista, é extremamente importante. Somado a isto, são necessários a compreensão e o apoio de sua companheira.
Também é bom pensar que algumas outras mudanças podem ocorrer, sendo preciso estarempreparado para elas. A saúde, principalmente, merece atenção. O casal que está envelhecendo conjuntamente,pode se dispor a se exercitarempara ter sempre uma melhor qualidade de vida.
Além de tudo, é importantepensar e valorizar o que já foi vivido um ao lado do outro, durante todos os anos dorelacionamento, e na história construída. Se decidiram estar juntos até o “envelhecer”, que o olhar sobre o parceiro seja ainda mais leve e amoroso.