Perdi meu parceiro de vista. E agora?

Perdi meu parceiro de vista. E agora?
17 jan 2024

Perder o outro de vista não tem a ver com o sentido literal de deixar de enxergá-lo, mas sim com o fato de deixar de se atentar para a relação que não está indo bem, para as conversas que não estão acontecendo, para o contato físico que se tornou escasso. Enfim para o casal que aos poucos vai deixando de existir.

Muitos casais realmente não se interessam em recuperar a relação, porque o curso que ela foi tomando ao longo do tempo acabou por moldar algo diferente do esperado. No entanto, existem aqueles que se dão conta do momento crítico em que chegaram, e desejam fazer algo a respeito.

O primeiro passo é existir disposição de ambas as partes, porque não vai ser efetivo se só um cônjuge quiser melhorar a relação. É hora de “suar a camisa”, investir na relação, para colocá-la de novo “nos trilhos”, e isso vai exigir conversas difíceis, revisão de atitudes, a importância de ceder, dentre outras atitudes.

O segundo passo será puxar pela memória e verificar a quanto tempo a relação está indo mal e se houve um fato específico para isto acontecer. Alguns exercícios podem ser interessantes, como cada um rever o que ainda lhe chama a atenção no outro, seja no aspecto físico ou nas suas características pessoais e seu no comportamento.

Caso tudo pareça muito complicado de resolverem sozinhos, a terapia de casal pode ajudá-los. Nela a terapeuta irá utilizar as ferramentas mais adequadas para auxiliar aos parceiros na reconstrução do que foi perdido, e na valorização do que ainda se mantém de pé. Quando o primeiro passo já tiver sido dado, fica mais fácil encontrar soluções para continuarem na caminhada de seus crescimentos pessoais e da própria relação, pois uma mudança individual, com toda certeza, refletirá na relação do casal.

Share

Ana Carolina Morici
Ana Carolina Morici

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *