Pare de “desenterrar” coisas na hora da discussão
01 nov 2023
É muito comum que, no momento de discutir um problema, um dos cônjuges – ou ambos – traga à tona algo que aconteceu há mais tempo. Isso acontece com alguns objetivos, que podem ser o de desarmar o outro, usando aquilo contra ele, ou até mesmo com o intuito de tirar o foco do assunto em questão. O que acaba passando despercebido é o quanto essa atitude é nociva para o relacionamento.
Primeiramente, se algo está sendo retomado, como por exemplo uma traição, uma ofensa que ficou marcada, um comportamento que te desagradou etc., é porque não foi devidamente resolvido. É por isso, principalmente, que é tão importante solucionar os conflitos logo que acontecem, para que eles não se tornem fantasmas a rondar a relação.
Além disso, é extremamente cansativo, principalmente para o outro, ter de ficar ouvindo sempre a mesma “reclamação”. Sendo assim, se ainda existe algo que lhe incomoda, é necessário tirar um momento para focar neste problema específico, receber as desculpas do parceiro, se este for o caso, ver quais mudanças podem e precisam acontecer.
Pense que, enquanto você fica preso à erros do passado cometidos por seu cônjuge, você acaba por não conseguir focar no que está acontecendo agora, e até mesmo pode deixar de perceber que ele está se esforçando pelo relacionamento.
Por fim, em um momento de discussão, é fundamental ser assertivo e focar somente no que precisa ser falado, senão ao invés de um conflito ficam dois, e nenhum deles resolvido.