Como mostrar para meu parceiro que precisamos de terapia de casal?
27 jun 2023
Em muitos dos casos, um dos cônjuges percebe primeiro que o outro que os dois precisam de uma terapia de casal. Nesse momento, enquanto para um já está claro que a relação não vai bem, o outro ainda não consegue notar os problemas, e, se nota, não acredita ser necessário a terapia.
Para começar, não adianta colocar para o outro a terapia de casal como se isso fosse um castigo, porque para que ela funcione, ambos precisam ir abertos às mudanças que precisam ocorrer. Não é interessante, também, tratar como se a terapeuta fosse “mostrar” para seu parceiro como ele está errado, já que a responsabilidade pelo relacionamento não estar indo bem, nunca é de um só.
Você pode, também, mostrar para seu cônjuge através de vídeos ou textos, como funciona a terapia de casal, porque a resistência dele pode vir de um desconhecimento de como a terapia é feita.
Além disso, é possível que você proponha que seu parceiro participe de uma sessão, e que vá disposto a realmente conhecer e tirar suas dúvidas porque assim, talvez ele perceba que o casal realmente precisa passar pelo processo terapêutico, e se abra para isso.
Ademais, se a terapia é de casal, nunca vai ser somente o outro que vai estar no foco da terapeuta. Ela irá trabalhar as crenças de cada um e a maneira que os dois se comportam e agem dentro da relação. É uma oportunidade para abrirem suas inquietações perante uma profissional, que buscará conjuntamente com o casal, as soluções para o bem estar de ambos e o bom funcionamento da relação.