Vocabulário usado nas brigas do casal
29 mar 2023
Quando um casal discute, devido ao nervosismo do momento ou até mesmo um grau elevado de raiva, é comum que se use um vocabulário pesado. Isto não é bom porque as palavras ferem e o revide vem automaticamente, ou seja, seu parceiro(a) poderá usar palavras tão pesadas quanto as que você usou.
Quando isto ocorre, a tendência é que façam suposições das intenções do outro, por algo que ele tenha feito ou dito: “você me humilha na frente de nossos amigos”, ou “você só vê os meus erros e nunca fala nada quando faço as coisas corretamente” ou “você finge que não escuta quando lhe peço para colocar o lixo lá fora”…
Observe que todas estas frases têm suposições sobre a intenção do comportamento do outro. Quando isto ocorre, o comportamento mais esperado é que o outro se defenda de uma forma agressiva, pois ele se sente injustiçado, pois às vezes não foi realmente a sua intenção. Ele pode se defender de uma forma tranquila ou de uma forma mais pesada, e aí a competição por palavras pesadas e lembranças de atos do passado podem acontecer. Assim estará instalada a discussão.
Como então falar com o outro sobre estes assuntos que te incomodam? É um jeito simples de falar e que você pode começar a colocar em prática, como dizer: “quando estamos com amigos e você fala alguma coisa sobre mim, mesmo que brincando, me sinto humilhada. Você poderia não fazer mais isto?… Ou:
Quando erro e você me faz críticas, sinto desvalorizada, pois quando acerto, gostaria que você expressasse a sua admiração fazendo-me um elogio. Ou
Quando lhe peço para você colocar o lixo lá fora e você não coloca, sinto-me triste, reconheço que você contribui em outros aspectos, mas gostaria de sua contribuição também neste…
Quando se fala desta forma, usando o verbo “sentir”, provavelmente o outro não irá lhe agredir, pois ele entenderá que você sentiu, mas não era a intenção dele lhe machucar com estes atos. Assim, provavelmente ele irá esclarecer de uma maneira mais tranquila e se desculpar por ter te magoado. E algo muito importante também acontecerá: a comunicação será restabelecida.