A difícil tarefa de educar os filhos
05 fev 2023
A “cadeirinha do pensamento”, levar palmadas, deixar a criança fazendo “birra” no chão… Essas e muitas outras coisas que envolvem a educação de um filho, são heranças da educação de seus pais. No entanto, é fundamental refletir se lidar com os filhos dessa forma é realmente relevante, ou se estão apenas reproduzindo comportamentos sem questioná-los. Pensando na relação do casal/pais, a situação se complica quando um deles deseja propor uma educação mais positiva, enquanto o outro acredita naquela conservadora.
Refletindo sobre a educação herdada de seus pais, a grande verdade é fizeram o melhor que puderam, de acordo com o que existia na época deles. Contudo, existem estudos que comprovam que há maneiras de se educar uma criança de uma forma mais respeitosa para ela, e menos estressante para seus pais. Pensando nisto, o que fazer, então, se seu parceiro não concorda com a educação positiva?
Isso pode ser feito mostrando pesquisas, vídeos, ou qualquer outro conteúdo que seu cônjuge seja adepto. É importante ter em mente que a educação de um filho não deve acontecer sob uma guerra dos pais, e é por isso que ambos precisam estar alinhados. Procure fazer com que o outro veja que você, assim como ele, também deseja o melhor para seus filhos.
Pode ser benéfico, também, propor um teste. Você pode dizer “a educação que recebemos de nossos pais, nós já conhecemos, por que não tentarmos uma nova?” Perceba que a educação positiva parte do respeito, e ele precisa passar também pelo seu cônjuge, que ainda está enraizado em sua própria experiência de vida.