Seu parceiro também tem algo a dizer
23 maio 2022
Você se preocupa em ouvir o seu cônjuge? É comum construir um juízo sobre o outro, e isto acaba se tornando uma verdade absoluta não importando o que ele tem a dizer. Contudo, ouvi-lo pode ser fundamental para “descontaminar”.
Quando existe um assunto a ser discutido com o parceiro, é de costume de muitos casais esperam que o outro ouça calado e que assim permaneça, fazendo com que aquilo se torne a verdade absoluta. No entanto, é mais do que natural que ele tenha algo a dizer e que queira fazer isto.
O comportamento de não considerar os posicionamentos do cônjuge pode estar associado a diversos fatores. Um deles, é tomar a sua perspectiva como a única que deve ser legitimada, o que é natural, mas não o mais adequado. Pense que, se você está em uma relação, dificilmente o outro irá concordar com tudo que você coloca em pauta. Sendo assim, o melhor a se fazer é ser flexível e se abrir, pois ambos os pontos de vista podem ser legítimos, e o diálogo tomar um caminho diferente a partir daí.
Além disso, seu companheiro pode ainda lhe fazer perceber que o seu ângulo está errado, o que causa certo estranhamento. Mas veja bem: se muitas vezes você faz um esforço absurdo para mostrar ao outro que ele não está certo, por que não dar crédito quando é ele que tenta lhe mostrar que é você quem não está? Assumir um erro na frente do parceiro pode parecer sinônimo de se mostrar frágil – o que não é verdade – mas é preciso ter esta capacidade de reconhecimento.
Nem sempre o outro terá coisas boas a dizer, o que pode ser melhorado é a forma com a qual ele lhe fala, e a que você escuta o que vem dele.