Relacionamento baseado em ameaças
17 dez 2021
Numa discussão de casal, na tentativa de terminar a discussão, às vezes se lança mão da seguinte frase: vou me separar de você! É uma ameaça que tem como objetivo intimidar o cônjuge. Pode ser que ele escute e se cale, ou lhe peça para que você não termine a relação. Seguramente esta não é a melhor forma de lidar com a situação.
Deve-se ter cuidado com as ameaças, porque elas podem causar diversas reações em seu cônjuge que prejudicam a relação, dentre elas o medo. Um conflito não pode terminar pelo fato de um dos parceiros temer possíveis atitudes do outro, como o término ou um comportamento mais agressivo. Numa desavença, é fundamental que se passe ao outro a possibilidade dele se expressar, mesmo em momentos calorosos.
Ameaças podem também fazer com que vocês percam a confiança que existe na relação. Se você está sempre ameaçando seu(sua) companheiro(a), tão logo ele(a) não saberá mais o que pode esperar de suas ações, e é fundamental que o outro se sinta seguro no terreno em que está pisando.
Além disso, esse comportamento tem muito a ver com a vontade de dizer ao cônjuge “veja só do que sou capaz”, e não é benéfico transparecer que você possa tomar as decisões mais catastróficas em relação a ele(a). Ainda, é possível que seu parceiro(a) decida confrontar suas ameaças, e se não for sua verdadeira intenção acabar com o relacionamento mas somente assustar, dificilmente suas novas investidas serão levadas a sério. Deste modo você perderá a credibilidade com seu(sua) companheiro(a) além de ser algo extremamente desgastante.