Diferentes necessidades sexuais no casal
02 dez 2021
Homens e mulheres possuem diferentes necessidades sexuais, e isto deve ser levado em consideração ao se iniciar um relacionamento. Compreender e se conectar com a sexualidade do parceiro é muito importante, pois cada um tem uma forma de chegar ao prazer. Este ajuste poderá ser alcançado quando há diálogo e abertura entre os cônjuges, para que possam expor quais são suas preferências e o que faria mais sentido para cada um.
Inicialmente é importante reconhecer que cada um teve uma vivência sexual anterior ou até mesmo nenhuma. Dificilmente terão tido parceiros e experiências parecidas, o que contribui para a forma com que ambos estarão vivenciando o atual relacionamento. Se a parceira passou por relações sexuais abusivas por exemplo, é comum que ela tenha mais sensibilidade ou dificuldade com relação ao sexo, o que é mais difícil de ter ocorrido com o parceiro, porém não impossível.
É importante ressaltar algo muito comum que acontece na relação sexual de alguns casais: que eles saibam “telepaticamente” quais são as necessidades e pontos sensíveis do outro. E isto gera intensa frustração em ambos, um por ser julgado por sua “baixa performance” e o outro por sua “insensibilidade”.
Ao se abrir para aquilo que é prazeroso para cada um dos cônjuges, é de fundamental importância respeitar os limites individuais de ambos, e isto deve ser verbalizado, para que isto não vire um problema maior.
A vida sexual é fundamental para a conexão de um casal, mas para isso ela deve ser construída de forma conjunta, já que está diretamente ligada outros fatores harmônicos da relação conjugal.