Às vezes o outro não está agindo contra você, ele só não é como você
05 jul 2021
Um dos maiores problemas na relação do casal são as diferenças entre as suas personalidades. Quando duas pessoas que funcionam de jeitos diferentes e enxergam as coisas por óticas distintas e que convivem juntas, obviamente as diferenças de pensamentos e comportamentos irão surgir.
Ignorar que são apenas discrepâncias, faz parecer que o outro se esforça para atingir o objetivo de ir contra você. Mas, na verdade, ele(a) só está sendo o que é em sua essência. Reconhecer a assimetria é o primeiro passo para alcançar um ponto de equilíbrio no relacionamento.
Se você pede que seu cônjuge marque a consulta médica para um dos filhos, e ele se esquece, ao olhar pela sua ótica você julgará que ele não fez por falta de empenho, quando na verdade pode ter sido pelo simples fato de ser distraído. É de extrema importância para a saúde da relação, que se compreenda que ajustes possam ser feitos, mas que o temperamento do outro não irá mudar, porque não tem como seu parceiro(a) lhe oferecer algo que ele(a) não tem.
Aqui vão algumas mudanças que podem ser adotadas:
A principal, é passar a não usar de tons pejorativos ao se referir às diferenças do outro, como se fossem um defeito. Assim, sem um olhar carregado, dá para avaliar se esses pontos são realmente um problema para você, ou se estão aumentados por você estar usando como medida apenas a sua régua.
O fato de seu parceiro ser mais desligado que você para os compromissos, lhe incomoda a ponto de não ser suportável, ou dá para contornar a situação colocando bilhetes para que ele não se esqueça, por exemplo? Ou pedir para que ele o faça. Com diálogo, se torna possível ajustar os ponteiros, apresentando ao seu cônjuge quais pontos você gostaria que ele se adaptasse, e permitindo que ele se expresse, dizendo a você se ele consegue, ou não.
Adaptar-se a alguns aspectos que estão em desarmonia com seu (sua) parceiro(a) funciona quando existem outros pontos em que ambos estejam em conformidade. O termômetro para medir o tamanho do esforço que precisará ser feito em equilíbrio entre os cônjuges, é o quanto negociam de mudanças possíveis entre si. E quantas delas são efetivadas.